Inflação desacelera para 0,13% em maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Influenciado pela deflação de 0,56% no preço dos alimentos e bebidas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje pelo IBGE, desacelerou de 0,57% em abril para 0,13% em maio. Esse é o menor resultado para o mês desde 2006, quando o índice foi de 0,10%. O indicador acumula alta de 2,22% no ano e de 4,66% nos últimos 12 meses.Trata-se também do índice mensal mais baixo do ano até o momento.

A meta central de inflação, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,25% para este ano e o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), que continua a mesma, há mais de um ano, na mínima histórica de 6,5%.

Os analistas das instituições financeiras continuam projetando uma inflação abaixo do centro da meta do governo, com uma taxa de 4,03% em 2019,  indo a 4% em 2020, segundo a última pesquisa “Focus” do Banco Central.

Recebe nossa Newsletter

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up

Junte-se a Nós

Venha trabalhar conosco!